nos dias 17 a 20 de maio em São Paulo.
Um congresso muito rico e bem elaborado,gostei muito das mesas e dos profissionais e gestores da área de saúde que ali estavam presentes,um tema que foi muito abordado foram as coinfecções e que achei ótimo já que no ultimo este tema não fora muito abordado.
Mais como nem tudo é perfeito ouve muita reclamação em relação a capacidade de acomodação das salas,muitas pessoas não puderam participar de certas salas pois elas lotavam muito rapidamente,devido ao seu reduzido tamanho.
O ponto alto foi o anuncio feito pelo Departamento Nacional de Dsts/Aids e hepatites Virais sobre as novas medicações para as Hepatites que prometem uma cura de ate 94%.
Outra coisa que goste de mais, são as trocas de experiências e informações que são sempre muito ricas,conversei muito com gestores e profissionais da área de saúde de vários estados e municípios e foi muito positivo, com trocas de contatos e possíveis parcerias num futuro próximo.
Outra mesa muito interessante foi da minha querida amiga Miriam Franchini coordenadora de laboratórios do Departamento em que deixei a minha amiga de cabelo em pé quando falei dos testes e o que fiz com o teste do fluido oral para comprovar a sua confiabilidade.
Minha explanação:
O que notei é que as vezes em campo algumas pessoas omitem que bebera,fumaram ou comeram para poderem fazer o teste e não terem que seguir as recomendações do fabricante do teste, que recomenda no mínimo meia hora sem terem feito o citado acima,por que tem pressa e não querem esperar meia hora e mais vinte minutos ate ser concluído o teste que da um total de quase uma hora e uma hora na noite é muita coisa.
Mais vamos la: eu fiz tudo ao contrario do que se recomenda o fabricante do teste e mesmo assim o teste não apresentou nenhum tipo de falha,como eu sou soropositivo eu comi,fumei e bebi sem contar que também não é recomendável fazer o teste quem toma antretrovirais como eu, e mesmo assim deu positivo o mesmo fiz com uma pessoa que não era soropositiva e o mesmo não apresentou falhas.
Conclusão o teste é de uma confiabilidade incrível mesmo em condições adversas ele se mostra eficiente,ressaltando que jamais se deva seguir os critérios que eu adotei para teste e sim seguindo rigorosamente as indicações e recomendações do fabricante.
Isto foi mais uma prova dos nove, já que muitas pessoas duvidavam da eficácia do teste.
So tenho aqui a parabenizar a Dra.Miriam pelo amor e garra em sua luta.
As Fotos do evento estão em fotogaleria clique no botão abaixo.
Ficam aqui os meus agradecimentos ao Departamento Nacional de Dsts/Aids pelo o apoio a minha ida a este importante e produtivo congresso.