A elaboração de propostas para aperfeiçoar as políticas públicas voltadas para as pessoas que vivem com HIV/aids é um dos principais objetivos do IV Encontro Nacional da RNP+Brasil. O evento será realizado em Atibaia/SP, entre os dias 4 e 7 de agosto, e discutirá temas relacionados ao tratamento, à assistência e à melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A violação dos direitos das pessoas que vivem com HIV/aids, a integralidade no Sistema Único de Saúde (SUS), a distribuição de antirretrovirais e a utilização de equipes multidisciplinares serão alguns dos assuntos em debate.
Gil Casimiro, gerente de processos da Coordenação de Direitos Humanos, Risco e Vulnerabilidade do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, destacou a importância da iniciativa. “A participação social é fundamental para o aperfeiçoamento das políticas públicas”, afirmou. De acordo com Casimiro, o encontro poderá demonstrar aspectos que precisam ser aprimorados nos serviços públicos de saúde e apontar os principais desafios enfrentados em cada região do país.
As propostas referendadas no evento serão reunidas em documento que será divulgado na internet e encaminhado para instituições que tratam das questões abordadas e outros representantes do movimento de luta contra a aids.
RNP+Brasil
A Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids (RNP+ Brasil) é uma organização nacional, sem vínculos político-partidário e religioso, que defende os direitos das pessoas que vivem com HIV/aids. Qualquer indivíduo sorologicamente positivo para o vírus pode fazer parte da RNP+ Brasil, desde que siga os princípios da rede e esteja cadastrado em um de seus núcleos. Mais informações podem ser encontradas na página oficial da instituição: http://www.rnpvha.org.br/
Fonte: Portal Ministério da Saúde - www.aids.gov.br