Evento é promovido pelo Grupo Pela Vidda Niterói e vai abordar temas como discriminação, criminalização e violação de direitos das pessoas vivendo com aids.
O Grupo Pela Vidda/Niterói promove nos próximos dias 17 e 18 de maio, terça e quarta da semana que vem, das 9h às 18h, o “IV Seminário Nacional para Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto do HIV/aids”. O evento seminário será realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), na Av. Marechal Câmara, 150, 4º andar, Centro, Rio de Janeiro, e a perspectiva é de que reúna cerca de 250 pessoas de todo o Brasil, envolvidas em ações de garantia dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/aids no País.
Dentre elas, operadores do direito, professores e pesquisadores, gestores públicos, profissionais de saúde, integrantes de organizações não governamentais com atuação destacada nos temas que serão debatidos e estudantes em geral. O seminário tem o apoio do Departamento de DST/aids e Hepatites Virais, Ministério da Saúde e faz parte da programação de celebração do aniversário de 25 anos do Grupo Pela Vidda Niterói. Entre os temas previstos na programação do seminário estão: Direito de acesso às novas tecnologias de Prevenção e Tratamento; Criminalização da Transmissão do HIV; Testagem Compulsória para o HIV em concursos – Discriminação ou zelo? ; Política de acesso ao trabalho e redução do tempo de contribuição para pessoas vivendo com HIV/aids.
“Realizaremos mais um seminário buscando estabelecer debates para capacitar novos atores dispostos a atuação junto aos legisladores para remover leis e coibir práticas que reforçam o estigma e a discriminação e que visem a criminalização da transmissão do HIV e outras práticas violadoras. O evento possibilita o incremento das ações de Advocacy, que já vem sendo desenvolvidas pelo departamento jurídico de nossa instituição junto a Previdência Social e a aproximação com o Ministério do Trabalho, objetivando uma política para inclusão de pessoas vivendo com HIV/aids no mercado do trabalho, nos moldes dos avanços obtidos junto à Previdência Social, que foram iniciados nos seminários anteriores”, disse a advogada do Pela Vidda Niterói, Patrícia Rios, organizadora do evento.
Segunda ainda Patrícia Rios, os parceiros e palestrantes produzirão excelentes debates e e a expectativa é de uma boa participação da plateia, aproximando atores, cenários e ideias em torno de temas tão importantes para a saúde coletiva e o direito. As inscrições para o seminário continuam abertas e ainda podem ser feitas no site da instituição www.gpvnit.org.br até o dia 16, véspera do evento, ou durante o seminário.
Transmissão simultânea do IV Seminário Nacional Para Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto do HIV/Aids! Excelente oportunidade para aqueles que não poderão estar presentes! Obrigada Fabio Mesquita por nos oportunizar a transmissão e gravação do evento, cumprindo assim nossa missão de fortalecimento e empoderamento de nossos pares e qualificando a resposta contra a aids.
MEDIACENTER
Haverá a Transmissão em tempo real do IV Seminário Nacional para enfrentamento da Discriminação, criminalização e violação de direitos no contexto do HIV e Aids na Ordem dos Advogados do Brasil OAB a partir das 9Hs do dia 17.
http://mediacenter.aids.gov.br/