Na segunda feira, dia 04 de fevereiro, esteve presente no Rio de Janeiro o Diretor do Departamento de Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência, Dr.Rogério Nagamine. Ele veio para conhecer as instalações do Grupo Pela Vidda de Niterói e o trabalho que é feito pela nossa instituição. Foi lhe apresentado às instalações da Instituição Pela Vidda/Niterói pelo nosso Presidente, o Sr. Inácio Queiroz. Dr. Nagmine ficou muito bem impressionado com todo o trabalho feito pela instituição. Além dos trabalhos com as crianças, jovens e adolescentes também o Advocacy em que as PVHAS são atendidas pelo nosso Dpto. Jurídico em todos os tipos de demandas, inclusive as da Previdência Social.
Apresentamos uma PVHA com sequelas irreversíveis que até hoje o INSS não aposentou e faz perícia a cada três meses. Argumentei que aquilo era uma perversidade, uma violação dos direitos humanos, além de onerar o INSS por cada perícia feita e aumentar as filas de pessoas aguardando para fazer perícias pela primeira vez. O Dr Rogério Nagamine concordou com minhas afirmações e dialogamos muito a respeito destas questões médicas (patologias) dos PHVAS, sobre os peritos médicos e INSS.
Após o almoço de confraternização no pela Vidda/Niterói, seguimos para a Agência da Previdência Social no Bairro de Fátima, no município de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, para outra reunião. Nesta reunião, ficou acertada a criação do primeiro “Ponto Focal” do Brasil de Previdência Social para as demandas PVHAS em relação às negativas e suspensões dos auxílios doenças de modo arbitrário.
Por Renato da Matta