O Secretario de Saúde Sérgio Cortes demonstrou estar bem comprometido com as questões TB/AIDS, com a abertura de novos leitos nos Hospitais de Santa Maria, Ary Parreiras e PAM Cavalcanti. Segundo informações as obras estão bem adiantadas e em breve faremos visitações nestas unidades.
Levantei a questão de que não adianta investir em leitos se não investir também na “prevenção”. Se não agirmos maciçamente em prevenção não vai ter unidade que de conta do grande número de pessoas infectadas.
Precisamos conseguir mecanismos que desburocratizem o repasse de verbas para as ONGS. As ONGS (sérias) são quem realmente conseguem chegar a onde o estado não consegue, ou seja, nas “comunidades”.
Os indicadores estão ai para provar que os índices de contaminação tanto do HIV quando o da sífilis só vem aumentando e que a conta esta ficando muito alta tanto para a sociedade tanto para o governo.
Fomos convidados a fazer uma visitação aos novos leitos do Hospital da Ordem Terceira da Penitência. Na visitação ao hospital fomos acompanhados pelas Doutoras Laura e Letícia do Hospital Ordem Terceira que nos apresentaram as instalações. As enfermarias são bem amplas e confortáveis, cada enfermaria é composta de dois leitos com regulagem eletrônica, uma TV de LCD, ar condicionado e duas poltronas confortáveis para acompanhantes. O ambiente muito limpo, organizado e bem estruturado. Não deixa a dever nada a um hospital do porte da Rede Dor. Fiquei realmente satisfeito com o que eu vi e espero que sejam ampliados o numero de leitos desta qualidade no Estado do Rio de Janeiro.
Uma nova reunião está prevista para as próximas semanas para darmos continuidade aos assuntos discutidos na pauta desta reunião do dia 9 de maio (adolescentes grávidas, exames de media e alta complexidade, dependentes químicos, portadores de HIV, desburocratização dos repasses para as ONGS e as obras para ampliação e adequação dos Hospitais Sta. Maria e Ary Parreiras e PAM Cavalcanti) e ver como estão encaminhados.
Segue abaixo a pauta da reunião do dia 09/05/2013, escrita por Carlos Basilia (Fórum de TB/RJ).
Por Renato da Matta
PAUTA DA REUNIÃO
Assunto: Plano Emergencial de ações a metas que deverão ser alcançadas até 2014, pelo governo do Estado. Uma dessas ações, agendada para esse ano, é a realização de um Seminário Estadual de Pactuação de um Plano Diretor de Combate à Tuberculose e Aids. O evento reunirá prefeitos, gestores da saúde, técnicos e representações da sociedade civil organizada da capital e de outros 32 municípios com o objetivo de traçar metas, definir recursos extras e responsabilidades para o combate da tuberculose e Aids.
Outros pontos que foram discutidos:
(a) Apoio político a causa TB/HIV/Aids no estado.
(b) Plano de Comunicação TB/Aids
(c) Gestão e cronograma de funcionamento dos hospitais Santa Maria e Ari Parreiras
(d) Centros de Referências Aids e Tuberculose (coinfecção TB/HIV; TB/MR)
(e) Mecanismos de monitoramento e avaliação das metas/indicadores do plano pactuado pela SES/RJ com os 32 municípios.
(f) Sustentabilidade das ações desenvolvidas pelas OSC.
(g) Visita as instalações e serviços de Aids do Hospital São Francisco
Por Carlos Basilia (Fórum de TB/RJ)