- Não dizem que a transmissão vertical de HIV está controlada e que não há quase mais registros de novos casos? E que a AIDS também está controlada? E esses números divulgados? É ficção? O que vai ser do futuro dessas crianças? Estamos criando uma nova geração de pessoas doentes de AIDS!
Esses números foram divulgados por uma emissora que tem o seu jornalismo premiado pela seriedade que transmite os fatos.
Agora vamos à verdade! Esta reportagem refere-se somente aos casos registrados no Rio de Janeiro, os casos que chegam até as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde do RJ. Imaginemos todo o Brasil em que a sífilis está fora de controle inclusive no próprio Rio de Janeiro. A história que a AIDS também está controlada é uma grande falácia!
Gostaria que o Ministério da Saúde se posicionasse a respeito dos números divulgados e quais as ações previstas para conter o avanço da sífilis e da AIDS. Que mantivesse uma postura responsável, sem maquiagem de números e ações que efetivamente promovam a saúde de seus cidadãos.
Segue abaixo o link do vídeo da matéria que passou na edição local do programa “Brasil Urgente Rio”. A matéria foi reapresentada no mesmo dia no Jornal do Rio com o apresentador Guto Abranches e posteriormente no Jornal da BAND por Ricardo Boechat. Sugiro que vocês veja a edição do Brasil Urgente Rio, pois a matéria está mais completa.
http://noticias.band.uol.com.br/brasilurgente/rio/video/2013/11/12/14751511/filhos-de-usuarios-de-crack-sao-levados-para-novo-abrigo.html
Por Renato da Matta