Os americanos vieram para um evento de debates sobre as metas 90-90-90, promovido pelo Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, Ministério da Saúde, e aproveitaram a visita ao Brasil para conhecerem de perto experiências da sociedade civil no combate à epidemia de HIV e aids.
As metas consistem em ter 90% das pessoas com HIV diagnosticadas; deste grupo, 90% seguindo o tratamento; e, dentre as pessoas tratadas, 90% com carga viral indetectável, estabelecidas no Relatório da Resposta Global à Aids, do Unaids ( Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids), e os debates desta semana no Brasil irão reunir as representações governamentais e não-governamentais da América Latina e Caribe.
A visita dos americanos ao Grupo Pela Vidda Niterói faz parte da agenda do acordo de cooperação internacional com o Brasil, da qual a instituição é uma das participantes. O encontro com os dirigentes, técnicos e voluntários da entidade aconteceu na sede em Niterói, no bairro de São Domingos, e também no núcleo na Ponta da Areia. Na ocasião, os americanos conheceram de perto os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, os projetos e suas atividades.
Eles se mostraram muito interessados em saber detalhes das ações voltadas para homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, e com as questões legais de segurança do dia a dia, na articulação junto aos órgãos policiais, principalmente no combate a discriminação e ao preconceito. Eles ainda quiseram saber do trabalho desenvolvido na testagem para o HIV, como no caso das ações que o Pela Vidda Niterói desenvolve no teste do fluido oral.
Por - Beto Carmona