O objetivo da central é permitir que as pessoas vivendo com o HIV e que estejam em tratamento possam encaminhar queixas sobre os serviços que atendem a esse público e que não estejam funcionando adequadamente, incluindo sugestões e dúvidas dos cidadãos atendidos em unidades de referência em HIV e aids.
Também poderão ser feitas reclamações em casos de falta de medicamentos e exames necessários ao tratamento do paciente. A ouvidoria terá um papel de mediação entre o paciente e a unidade de saúde, para que esta tome as providencias necessárias à resolução dos problemas.
O Grupo Pela Vidda Niterói encaminhará, quando necessário, as demandas ao Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, que buscará encurtar o tempo para a solução das dificuldades relatadas pelos pacientes, intermediando contatos com os serviços, sejam estes do município, do estado ou da União.
A advogada Patrícia Rios e o presidente do GAS, Renato da Matta, que também é coordenador de articulação do Pela Vidda, serão os responsáveis pela ouvidoria. Ambos terão a função inicial de filtrar as denúncias, analisar a veracidade das queixas e checar os problemas.
Nos casos em que a solução venha a se deflagrar rapidamente com um simples telefonema ou contato com o local de origem da dificuldade encontrada pelo paciente, as queixas não serão encaminhadas ao DDAHV. Porém, se o problema não for de resolução tão fácil ou caso se encontrem maiores entraves, as reclamações serão repassadas ao departamento.
O atendimento da ouvidoria será realizado exclusivamente pelo e-mail [email protected], formalizando uma atividade desempenhada há algum tempo pelo presidente do GAS, Renato da Matta, que recebia as queixas por meio de leitores do seu site: www.renatodamatta.com e também pelas redes sociais.
“É um novo, diferente e inovador sistema de ouvidoria, pois atinge pessoas que nós não teríamos como acessar pelos métodos tradicionais de atendimento”, afirmou Fábio Mesquita após o lançamento do programa, realizado na sede do Centro de Referência Martha Rique Reis, do Pela Vidda Niterói.
A cerimônia foi prestigiada pelo secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, Felipe dos Santos Peixoto; pelo vereador presidente da Frente Parlamentar de Combate à Aids, Tuberculose e Hepatites Virais de Niterói, Leonardo Giordano; pelo Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde do Rio, Alexandre Chieppe; pela coordenadora do Programa de DST/Aids do Estado, Denise Pires; e pela coordenadora do Programa de DST/Aids do Município do Rio de Janeiro, Luciane Oscar e Dra Jane Machado da Secretaria Executiva do Inss de Niterói.
A ONG Pela Vidda desenvolve vários projetos de apoio a pessoas vivendo com HIV. O principal deles é o atendimento de 160 crianças e adolescentes filhos de pessoas com o HIV. “O projeto reúne crianças com e sem o vírus para conviverem juntas desde pequenas, sem preconceito”, afirmou o presidente do Pela Vidda Niterói, Inácio Queiroz. O Pela Vidda Niterói é parceiro do DDAHV em outras ações, como o Viva Melhor Sabendo, projeto de testagem rápida com fluido oral.
Assessoria de Comunicação
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Conheça também o Facebook do DDAHV:
https://www.facebook.com/DSTAidsHV
Meus Comentários - Fico super feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho pelos gestores de todas as esferas do governo,sempre falo e repito governo e sociedade civil tem que serem parceiros e não opositores,nestas parcerias quem realmente ganha é a sociedade Brasileira e não ficar no embate e com ideias retrogradas.
Esta ouvidoria representa um grande avanço entre a sociedade civil e governo mostra que Departamento Nacional de DSTS/AIDS e Hepatites Virais,em que o seu Diretor Dr.Fabio Mesquita vai bem alem de suas atribuições e esta comprometido com todas as PVHAS.
Meus mais sinceros agradecimentos ao Dr.Fabio Mesquita e a tod@s os que estiveram presentes e nos prestigiaram.
Lembrando que é uma parceria e não projeto é uma ação totalmente voluntaria!!
Clique no botão fotogaleria para ter acesso as fotos
Por - Renato da Matta