Em parceria com o Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais (DDAHV), Ministério da Saúde, e o Grupo de Apoio aos Soropositivos (GAS), o Grupo Pela Vidda Niterói estará lançando na próxima sexta-feira, 10/04, às 11h, na sua sede, na Rua Guilherme Briggs, 09, São Domingos, a Ouvidoria Nacional sobre Dificuldades de Acesso à Saúde em HIV e aids. O serviço será inaugurado com a presença do diretor do DDAHV, o médico Fábio Mesquita, e com participação também de parte da equipe que é responsável no departamento, em Brasília, por centralizar os encaminhamentos da Ouvidoria.
O espaço vai servir para que as pessoas soropositivas que fazem tratamento possam encaminhar queixas de serviços que não estejam funcionando adequadamente e também para sugestões e dúvidas dos cidadãos que são atendidos em unidades de referência na assistência em HIV e aids. As reclamações também poderão ser feitas em casos de falta de medicamentos e exames necessários para o tratamento do paciente. A Ouvidoria vai ter um papel de mediador entre o paciente e a unidade de saúde, para que a mesma tome as providencias necessárias para resolver os problemas.
O Grupo Pela Vidda Niterói será o interlocutor das reclamações junto ao Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, que vai buscar encurtar o tempo para a solução das dificuldades relatadas pelos pacientes, não importando a esfera do órgão que presta o serviço na área da saúde, se é do município, do estado ou federal. A advogada Patrícia Rios e o coordenador de Articulação Política Renato da Matta, serão os responsáveis pela Ouvidoria no Grupo Pela Vidda Niterói. Ambos terão a função inicial de filtrar as denúncias, analisar a veracidade das queixas e checar os problemas.
Nos casos em que a solução venha se deflagrar rapidamente com um simples telefonema ou contato com o local de origem da dificuldade encontrada pelo paciente, as queixas não serão encaminhadas para a Ouvidoria do DDAHV. Porém, se o problema não for de resolução tal fácil ou encontre maiores entraves, as reclamações serão encaminhadas para a equipe de Ouvidoria do Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais. As pessoas que utilizam os serviços voltados para o atendimento e tratamento do HIV e aids deverão encaminhar suas denúncias ou queixas para o e-mail [email protected]. A ideia da Ouvidoria foi de iniciativa de Renato da Matta, que extraoficialmente, já vinha desenvolvendo esse trabalho de encaminhar denúncias ao DDAHV. O Departamento resolveu oficializar a Ouvidoria no Grupo Pela Vidda Niterói, e o trabalho voluntário de Renato da Matta terá continuidade.
Por - Beto Carmona
Meus comentários - Primeiramente fico muito feliz em poder ser um ouvidor voluntario do Departamento Nacional de DSTS/AIDS do Ministério da Saúde.E meus agradecimentos ao Dr.Fabio Mesquita a quem tive e tenho a honra de conhece-lo de perto e ver que muito alem de um gestor comprometido, existe um grande ser humano,basta ver o empenho que teve com um caso recente de uma jovem PVHA com câncer em que o Dr.Fabio e equipe se desdobraram para resolver.Leiam a matéria aqui.
E prova que o Departamento esta sempre aberto ao dialogo,sugestões e novas ideias.
Por - Renato da Matta