
O Grupo Pela Vidda Niterói vive momento histórico ao conquistar em definitivo sua sede própria, após 23 anos de existência na ajuda assistencial, solidária e de convivência das pessoas vivendo com HIV e Aids. Na noite da última sexta-feira, 21, a instituição inaugurou o Centro de Referência Martha Rique Reis, localizado à Rua Guilherme Briggs, 9, São Domingos, em Niterói. A homenageada da noite, a pedagoga e assistente social aposentada, de 85 anos, Martha Rique Reis, demonstrou muita emoção e relembrou as primeiras dificuldades na criação do Pela Vidda Niterói, em 1991, em momentos de pouca informação sobre o HIV, muitas mortes de amigos causadas pela doença, e o preconceito como principal adversário de quem era portador da aids.
“Quanta diferença daquela época, para hoje. Enfrentamos muitas barreiras, muita discriminação, quase nenhuma informação sobre a doença, e perdemos muitos amigos queridos. Graças a Deus, a ciência e da infinita solidariedade das pessoas, hoje, a situação é cada vez mais de vida plena, com qualidade e tratamento, mantendo as pessoas vivas com dignidade”, comentou Martha. A homenageada é uma das fundadoras do Grupo Pela Vidda Niterói e foi a criadora do projeto Criança=Vidda que salvou dezenas de vidas vítimas da aids, proporcionando ações solidárias que beneficiaram as crianças.
A inauguração da sede própria do Pela Vidda Niterói foi de emoção e de reencontros de antigos voluntários, fundadores da entidade como Raldo Bonifácio, primeiro presidente da instituição em 1991, época em que a homenageada, Martha Rique Reis, era a vice-presidente. A cerimônia contou também com a presença de autoridades como Chico D’Ângelo, secretário de saúde; Gustavo Rodrigues, vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde; Leonardo Giordano, vereador e presidente da Frente Parlamentar de Combate à Aids e à Tuberculose da Câmara Municipal, José Carlos Resende, diretor geral do Hospital Municipal Carlos Tortelly e ainda os representantes do Ministro de Estado da Previdência Social Garibaldi Alves Filho, Elzi Gonçalves Ferreira, gerente executiva do INSS em Niterói, e Renato Girardi, representando Fábio Mesquita, diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites virais do Ministério da Saúde.
Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento de inauguração do Centro de Referência Martha Rique Reis e participaram do coquetel de celebração da conquista da sede própria do Grupo Pela Vidda Niterói, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. A estrutura do prédio tem cômodos dividido em recepção, oito salas, mini auditório multimídia, sala de convivência, copa, cozinha, banheiros em todos os andares individuais para homens e mulheres, e ainda um banheiro para deficientes físicos no térreo. O centro vai funcionar com atividades educativas, de convivência, aconselhamento, atendimentos jurídicos gratuitos e administrativos da instituição, num novo espaço de integração e cidadania para crianças, jovens e adultos, na relação sorodiscordante, ou seja, para pessoas que têm e não têm o vírus HIV, como forma de convivência, em mais uma estratégia de combate ao preconceito e à discriminação.
Por - Beto Carmona
O Ministro da Previdência Social foi muitíssimo bem representado pela Dra.Elzi Gerente Executiva da Previdência Social de Niterói e a Dra. Jane Machado pessoas extremamente simpáticas e comprometidas com o seu trabalho e com certeza foi o inicio de mais uma parceria com a Previdência Social, agora da região de Niterói,em que com certeza beneficiara a muitas pessoas que realmente precisão destes serviços.
O Dr. Fabio Mesquita do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais que infelizmente não pode comparecer devido a sua agenda,também foi muitíssimo bem representado pelo Sr.Renato Girade. Ficam aqui os meus agradecimentos Ao Dpto de Dsts/Aids e Hepatites Virais Dr.Fabio Mesquita e Ministério da Previdência Social Ilmo Sr. Ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho,por toda atenção despendida ao Grupo Pela Vidda de Niterói e a Minha Pessoa.
Por - Renato da Matta