Fui convidado gentilmente pelo vereador Eduardão para participar desta importante
Audiência no dia 02/08/2016 na câmara de vereadores do Rio de Janeiro
Estiveram na mesa, para discutir o tema: a Promotora de Justiça, Dra. Anabelle Macedo Silva; o Subsecretário de Tratamento Penitenciário, Gilson S. Nogueira, representando o Secretário de Estado de Administração Penitenciária, Cel PM Erir Ribeiro Costa Filho; a Gerente de Pneumologia Sanitária (PCT/SES/RJ), Dra. Ana Alice Bevilaqua; Roberto Pereira, Secretário Executivo do Fórum ONGs no Combate à Tuberculose RJ; Márcia Badaró, Secretária Executiva do Fórum Permanente no Sistema Penitenciário; e Renato da Matta; Secretário Executivo do Fórum de ONGs/AIDS/RJ
O tema foi a Tuberculose no sistema prisional, mas vou expor aqui apenas a minha fala.
Citei o descaso do estado do Rio de Janeiro, em que a palavra CRISE virou desculpa para a ma gestão e incompetência e que o Estado deveria tomar umas aulas de gestão com o município do Rio de Janeiro que esta fazendo papel de Estado, segurando a saúde de todo Estado, sobrecarregando o município do Rio de Janeiro, que se não fosse a ótima gestão do nosso secretario de saúde Dr.Daniel Soranz estaríamos mergulhados no caos e abandono na saúde do Rio de Janeiro.
O Secretario Estadual de Saúde é totalmente inerte e inoperante, e temos sofrido com a falta de medicamentos em que a compra e distribuição é de responsabilidade do estado,exemplos simples a atorvastatina indicada no combate ao colesterol devido aos efeitos das medicações para a AIDS esteve em falta por quase um ano,Valaciclovir indicado no tratamento de herpes da simples a zoster sempre falta e quando tem esta com o prazo de validade quase vencido como mostras as fotos,ou seja o estado compra as medicações perto do vencimento para pagar mais barato só que se não forem distribuídas a tempo elas vão para o lixo lamentável esta gestão do estado!!
Vejam as fotos abaixo da data da receita e a data de validade medicamento Valaciclovir entregue.
Clique na foto para ampliar.
A situação da Aids no Estado é tão seria com o terceiro maior índice de infecções do Brasil que o Governo Federal Departamento Nacional de Dsts/Aids e hepatites Virais do Ministério da Saúde, quer fazer uma cooperação inter federativa com o estado mais o mesmo estranhamente se recusa a assinar pq? será que é porque vão ter que dar explicações para a onde foram mais ou menos vinte milhões que eram destinados a AIDS?
Com certeza o Estado do Rio é medalha de ouro em incompetência!!
O vereador Eduardão também informou que este mês já estará apresentando o projeto de lei Municipal para a gratuidade sem limites de numero de passagens do Rio Card,em que estamos trabalhando bastante para resolver a situação em definitivo do Rio Card no município do Rio de Janeiro.
Ficam aqui os meus agradecimentos ao vereador Eduardão pelo sempre apoio aos menos favorecidos e conte sempre conosco!