Abriram o debate ao público e eu pedi a palavra. Questionei o Ministro Alexandre Padilha sobre as novas descobertas sobre os efeitos adversos (comprovados) dos medicamentos e envelhecimento precoce dos portadores do vírus HIV. Mais uma vez afirmei que a AIDS mostrava-se de cara nova e extremamente degenerativa, que deveríamos ter um tratamento multidisciplinar e indaguei sobre o que seria feito efetivamente pelo bem da nossa saúde.
O Ministro falou, falou e não disse nada de concreto que venha a nos beneficiar. Só suposições e blá, blá, blá... Para variar!!!
Depois deste evento almoçei com o Dr Rogério Nagamine, Diretor do Regime Geral de Benefícios do Ministério da Previdência Social, para discutir os andamentos das questões previdenciárias.
Um dos pontos mais importantes em discussão foi a proposta que o INSS siga o entendimento da TNU (Turma Nacional de Unificação) em relação ao entendimento de concessão de benefícios, leia sobre este assunto aqui no blog, Jurisprudência Auxilio Doença – Baseada no entendimento TNU http://www.renatodamatta.com/1/post/2012/10/jurisprudncia-auxlio-doena-baseada-no-entendimentotnu.html e também sobre a publicação das novas diretrizes em perícias médicas para as PVHAS que o Dr.Miguel Abbud está enrolando já faz um ano.
Estamos correndo para que sejam publicadas ainda este ano e como Deus existe, quando olho... Quem é que está chegando ao restaurante para almoçar? O Dr.Dirceu Greco, Eduardo Luiz Barbosa e Pedro Chequer. Imaginei... Bom, agora coloco este povo todo em contato!!!
Durante o almoço a conversa fluiu bem e acredito que abriu-se uma possibilidade de diálogo entre o Ministério da Previdência e o Departamento de DSTS/AIDS e Hepatites virais do Ministério da Saúde. Um dos pontos pautado foram à troca de informações entre as duas Autarquias e a promessa de se iniciar uma parceria. Espero que essa conversa seja o início
para que os diálogos aconteçam e resulte numa parceria que nos viabilize propostas concretas.
Meus agradecimentos ao Departamento de DSTS/AIDS e Hepatites Virais, Dr. Dirceu Greco, Eduardo Luiz Barbosa, Gil Casimiro, Pedro Chequer e Dr.Rogério Nagamine em tentar solucionar estas demandas dos PVHAS.
Por Renato da Matta