"Vamos dar um Bang no HIV"
SEM CAMISINHA NÃO
Aconteceu dia 04 de fevereiro no Hotel Sheraton Barra Rio de Janeiro, o lançamento da Campanha de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual /RJ. Estrelada pela cantora Anitta, a ideia da Campanha foi inspirada no clipe da música "Bang". A Campanha visa atingir o público jovem, de 13 a 19 anos que é um dos mais acometidos pelas doenças sexualmente transmissíveis. Dados do Governo mostram um grande aumento no número de jovens infectados pelo HIV no estado. A linguagem direta e de fácil entendimento da campanha, estimula a conscientização dos jovens para o uso do preservativo.
Anitta surpreendeu os convidados com seu charme e simplicidade. Demonstrou estar bem informada sobre o assunto HIV/Aids alertando para a conscientização dos jovens da responsabilidade do uso de preservativos. A cantora frisou também que o uso da PEP é uma medida “emergencial” e não deve ser usada como único método de prevenção.
O vídeo será exibido nos veículos de mídia, TV aberta e TV Cabo.
Betina Durovni (Subsecretária da Atenção Primária), representando o atual Secretário de Saúde do Município Daniel Soranz, falou da importância da campanha de prevenção no Rio de Janeiro e divulgou dados atualizados da incidência de contaminação pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.
A Coordenadoria da Diversidade Sexual foi criada em 2011 com motivação de combater a discriminação e o preconceito. Carlos Tufvesson, à frente da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual do Rio de Janeiro é um militante atuante com 21 anos de experiência, cheio de ideias e atitudes criativas. Carlos Tufvesson afirmou que “a mensagem não tem que ser careta” e frisou que a prevenção é uma forma de amor.
- Consigo mesmo e com o próximo! E que toda pessoa sexualmente ativa deve se previnir!
Tufvesson falou da importância da PEP – Profilaxia Pós – Exposição e da intolerância contra ao população LGBT:
- Monitores estarão nas ruas nos eventos, orientando o público e distribuindo materiais informativos e preservativos.
A Prefeitura colocará pontos de distribuição estratégicos pela cidade. Material de divulgação como folders informativos, além de farta distribuição de preservativos masculinos/femininos e gel lubrificante estará disponibilizados em Blocos Carnavalescos e no Sambódromo.
- Essa ventarola é símbolo da Campanha contra a LGBT- Fobia. Se um de nós não tem direitos civis então “nenhum” de nós tem direitos civis!
Parabenizo o Município do Rio de Janeiro que é um grande parceiro. Dos Municípios do Brasil, o Município do Rio de Janeiro trata das questões da AIDS o ano inteiro. Ele informa sobre a AIDS não só em campanhas do 1° de Dezembro, Carnaval e também sempre envolvido e preocupado com as questões LGBTS como a homofobia dentre outros.
Particularmente eu gostei muito desta campanha. Foi uma grande sacada!!! Direta e moderna! A Campanha já é um sucesso!!!
Por Renato da Matta.
Valeria Saraiva Assessora de Imprensa.
Disponibilizo aqui os videos e as do evento é só clicar no botão vídeo e fotos.