Renato da Matta (ANSDH)
  • Home
  • Quem sou eu
  • Blog
  • Fotogaleria
  • Videoteca
  • Documentos/Download
  • Contato para Palestras
  • Web Links

Com o tema deixe a camisinha entrar foi lançada a campanha para o carnaval de 2016 na quadra da Mangueira no RJ

31/1/2016

1 Comment

 
Imagem
Com o tema deixe a camisinha entrar foi lançada a campanha para o carnaval de 2016,o tema traz de volta o protagonismo da camisinha e o que eu achei muito interessante é que não foca em grupos específicos,informando que qualquer pessoa que não se prevenir,corre o risco de se infectar pelo vírus da AIDS ou outras doenças sexualmente transmissíveis,parabéns ao Departamento Nacional de Dsts/Aids pela campanha.

Dou destaque aqui a insatisfação do Fórum de Ongs Aids do Estado do Rio de Janeiro,com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, pelo total desmanche da estrutura de saúde publica do Estado afetando a todos que precisam de hospitais e upas do estado independente de sua patologia,as OS que gerenciam estas unidades em que já vimos que é uma conta que não bate,cobram fortunas para administrar mal a saúde, esta na hora do governo acordar e mudar este sistema,voltar para a boa e velha contratação direta via estado,se não for por regime estatutário que seja CLT e acabar com a festa das OS!

O Fórum de Ongs Aids entregou em mãos do Dr.Fabio Mesquita uma carta pedindo que o Ministério da Saúde dentre outras coisas tente pressionar o Estado para que seja logo assinada o acordo inter federativo com o Ministério da Saúde para que em conjunto com o Governo Federal ,possa-se melhorar o atendimento as pessoas vivendo com HIV/AIDS e diminuirmos o numero de casos de novas infecções e mortes no estado por conta da aids,mais ao que parece estranhamente o estado esta correndo igual ao diabo da cruz para assinar este acordo eu diria que é no minimo estranho isto. 

Por: Renato da Matta

Abaixo coloco o texto da Agencia Aids que também cobriu o evento.


O Ministério da Saúde lançou na manhã desta quinta-feira (28), na quadra da Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, a tradicional campanha de prevenção às DSTs/aids no Carnaval. Diferente do ano passado, quando o foco era incentivar a testagem do HIV, neste ano o governo coloca mais uma vez o preservativo como principal insumo de prevenção.

Com o slogan “Deixa a camisinha entrar na festa”, o destaque, como publicado pela Agência Aids na tarde de ontem (27), é um folião fantasiado com uma enorme camisinha. "A ideia é mostrar que a camisinha faz a diferença e, assim, incentivar os jovens a se protegerem contra a aids e outras infecções sexualmente transmissíveis em suas relações sexuais", explicou o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, que neste evento representou o ministro da Saúde, Marcelo Castro.

Entre as peças estão filme, jingle para veiculação em rádios e versão estendida da música para os trios elétricos e carros de som. O investimento do governo na iniciativa, segundo Fábio, é de cerca de R$ 14 milhões. Também fazem parte da campanha vídeos para redes sociais, peças para internet e ações especiais com os blocos de carnaval, com reforço para as capitais onde foi identificada maior incidência da epidemia, como Manaus e Porto Alegre.

Ainda, segundo o Ministério da Saúde, durante a folia haverá distribuição de 5 milhões de preservativos em ações especiais nos blocos, com a presença do Homem Camisinha, em cidades como Recife, Olinda, São Paulo, Salvador, Rio e Ouro Preto. Serão enviados, a bares selecionados, dispensadores com preservativos e cartazes para sinalização dos pontos de distribuição gratuita.

"Nem tudo são flores. O estado do Rio de Janeiro tem deixado a desejar na luta contra a aids. O número de novas infecções vem aumentado e desde que o governo deixou de fazer parceria com o movimento social a doença só cresce", disse o representante do Fórum de ONGs/Aids do Rio de Janeiro, Renato da Matta. "Campanhas contra a aids no Carnaval são válidas, mas elas devem ser feitas durante todo o ano. O HIV não tem data, ele não se propaga só no Carnaval ou no 1º de Dezembro", continuou o ativista.

“Hoje temos no Brasil um dos programas mais integrais na luta contra a aids. Somos referência no tratamento e na prevenção e nossa meta é conscientizar os mais jovens. Eles não viram o agravamento da aids nos primeiros anos e só com campanhas como essa é que vamos conseguir passar a mensagem”, disse o secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz.

A diretora do Unaids (Programa das Nações Unidas sobre o HIV/Aids), Georgiana Braga-Orillard, e personalidades como o atleta Robson Caetano e o Rei Mono deste Carnaval carioca também marcaram presença no lançamento.
Ainda quem esteve na quadra da escola conferiu de perto uma breve apresentação da bateria da Mangueira, com  mestre-sala e porta-bandeira. Passistas também desfilaram por lá. Este é o segundo ano consecutivo que a campanha é lançada na quadra da Mangueira.

Dados

Mesquita aproveitou o evento para anunciar novos dados da epidemia no Brasil. O destaque, segundo ele, é que o Brasil registrou, em 2015, recorde no número de pessoas em tratamento de HIV e aids: 81 mil brasileiros começaram a se tratar no ano passado, um aumento de 13% em relação a 2014, quando 72 mil pessoas aderiram aos medicamentos. De 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Isso significa que, em seis anos, o país praticamente dobrou o número de brasileiros que fazem uso de antirretrovirais.

Fábio Mesquita também anunciou que 91% dos brasileiros adultos vivendo com HIV e aids, em tratamento há pelo menos 6 meses, já apresentam carga viral indetectável no organismo. “Isso significa que essas pessoas não mais transmitem o vírus para outras, pois os antirretrovirais fizeram efeito. É um grande avanço em termos de saúde pública”, disse.

Esse resultado também significa que o Brasil já atingiu uma das três metas de 90-90-90, pactuadas pelo Unaids, que têm como objetivo testar 90% das pessoas vivendo com HIV e aids, tratar 90% destas e que 90% tenham carga viral indetectável até 2020 em todo o mundo.

“O número de pessoas em tratamento representa um recorde histórico. Nunca tanta gente começou a se tratar em um só ano. Isso significa que a campanha realizada pelo Ministério da Saúde no último ano, a #PartiuTeste, funcionou, assim como a campanha do Dia Mundial de Luta Contra Aids e as ações que desenvolvemos no âmbito do Programa Nacional de DST, Aids e Hepatite Virais”, comemorou o diretor.

Pós-Carnaval

Mais uma novidade anunciada por Mesquita na quadra da Mangueira: a partir desta quinta-feira, entra no ar, no site do Departamento, uma nova área sobre Profilaxia Pós-Exposição (PEP) com informações customizadas para o usuário do SUS, profissionais de saúde e gestores estaduais e municipais. O conteúdo incluirá a lista das 515 unidades de saúde que ofertam a PEP.

"Na Quarta-Feira de Cinzas vamos intensificar a mensagem  sobre PEP. Assim, mesmo se a pessoa não usou preservativo, ela pode se prevenir fazendo o uso da pílula dos 28 dias seguintes. Serão distribuídos folhetos explicativos nos postos de saúde."

A profilaxia pós-exposição (PEP) é um procedimento que evita a infecção pelo HIV caso o medicamento seja tomado em até 72 horas após a exposição ao vírus, como nos casos de sexo desprotegido. O ideal, de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas, é que seu uso seja feito nas primeiras duas horas após a exposição ao risco. Ao todo, são 28 dias consecutivos de uso dos quatro medicamentos antirretrovirais previstos no novo protocolo (tenofovir + lamivudina + atazanavir + ritonavir).

Durante todo o ano de 2015, foram ofertados 42,3 mil tratamentos para PEP em todo o país, um crescimento de 48,7% em relação ao ano de 2014, quando foram dispensados 28,4 mil tratamentos. Os resultados se devem, em grande parte, às ações como o novo protocolo, que simplifica os procedimentos para o uso de medicamentos antirretrovirais após exposição ao HIV. Publicado em agosto do ano passado, o documento recomenda um esquema único de tratamento a todas as situações.

Redação da Agência de Notícias da Aids (imprensa@agenciaaids.com.br)
Dica de entrevista
Assessoria de imprensa do MS
Tel.: (61) 3315-3533/3580/2351


Clique em fotos para ter acesso as fotos do evento.

Clique no botão vídeo para ter acesso aos videos do evento e ao vídeo oficial da campanha.





Vídeo 1
Vídeo Campanha
Vídeo 2
Video 3
Fotos
1 Comment
LUCINEIA LOPES DOS SANTOS link
17/1/2019 16:41:32

Boa tarde , tudo bem ?

Somos uma casa de apoio a portadores de HIV em Campinas - SP

A Casa de Apoio Grupo Vida, foi fundada em abril de 2001 em uma pequena casa no Jardim Mercedes numa pequena casa que abrigava 10 pacientes e mantínhamos o trabalho através de doenças, bingos , rifas.

Em Dezembro de 2002 mudamos para nosso endereço atual onde abrigamos aqui 35 internos, esse trabalho já dura 16 anos, na luta em favor da vida. Uma história escrita com muito trabalho e amor.

Gostaria de saber se podemos trocar link entre nossos site? é possivel ?
Assim podemos aumentar e trocar visitas.

https://casadeapoiogrupovida.com.br/

Muito Obrigado pela atenção

Att,

Grupo Vida

Reply



Leave a Reply.

    Divulgue 
    Renato da Matta 
    em seu Site/Blog
    [URL=http://s1248.photobucket.com/user/renato83233/media/renatobsb_zpsav3w5ziv.jpg.html][IMG]https://i1248.photobucket.com/albums/hh484/renato83233/renatobsb_zpsav3w5ziv.jpg[/IMG][/URL]

    Blog Renato da Matta

    Informações, notícias e atualidades em PVHAS, saúde, política, HIV/AIDS, DSTs e diversidade sexual.

    Copie o código da caixa acima para inserir o banner do meu Blog no seu site. Obrigado. 
    Direitos Autorais

    Autorizo a reprodução de textos e fotos publicados neste Blog/Site. 
    O conteúdo poderá ser reproduzido, desde que não seja alterado o contexto, sempre atribuindo créditos com link para o Blog onde o texto se encontra.

    Feed RSS

     Subscribe in a reader

    Categorias

    Tudo

    Arquivos do Blog

    Dezembro 2022
    Setembro 2022
    Março 2022
    Fevereiro 2022
    Agosto 2021
    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Setembro 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Maio 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Março 2017
    Janeiro 2017
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Abril 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011

    Gostaria de receber atualizaçãoes do conteúdo do meu Blog por email? Digite aqui seu endereço de email:

    Delivered by

    Alerta!
    Stop Aids Now
Powered by Create your own unique website with customizable templates.