O Sr.Acyoli do Dpto de DSTs/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, disse-me que tudo é “articulação política” e que o simples fato de estarmos ali na reunião da CAMS já era uma articulação política. Que temos que ser políticos... O que ele não sabia é que “eu” sou um Articulador Político sim, mas articulador de uma política limpa e não tenho que barganhar pela saúde. A saúde virou barganha política e saúde é inegociável, alem do mais, isto é uma política podre e suja e este tipo de articulação comigo não funciona. Se eu depender disso, parto para o barulho e a mídia!
O Governo sempre diz que temos que sensibilizar os Gestores de Estados e Municípios e que eles “Governo Federal” não tem mecanismos para fazerem tais cobranças. Quem manda os recursos para os Gestores dos Estados e Município somos nós Sociedade Civil? Não nééé...
Já que o Governo que é quem manda os recursos ele que crie mecanismos para cobrar Estados e Municípios. Quando o Governo nos quer “ferrar” rapidamente não criam os mecanismos necessários? Querem nos empurrar uma responsabilidade deles (Governo) que não é nossa. Sim, concordo plenamente que devemos cobrar, mas não temos poder suficiente para exigir tal. Ou querem que cheguemos de joelhos, implorando para os Gestores dizendo:
- Olha, Sr.Gestor o povo esta morrendo nos Hospitais. Não tem remédios, médicos, leitos para internações disponíveis, exames...
- O que o Sr.Gestor pode fazer para que as pessoas morram menos?
Poupem-me!!!
Sem contar que muitos ativistas que cobram de seus Estados e Municípios pelo Brasil afora depois são perseguidos e boicotados em seus Estados (fato).
Quando o Dpto disponibilizar em seu portal os vídeos da reunião da 38° CAMS eu disponibilizo aqui a minha fala a respeito desta triste realidade da saúde no Brasil.
Por Renato da Matta