Renato da Matta (ANSDH)
  • Home
  • Quem sou eu
  • Blog
  • Fotogaleria
  • Videoteca
  • Documentos/Download
  • Contato para Palestras
  • Web Links

Reunião com o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em 10/05/2013.

22/5/2013

1 Comentário

 
 Imagem Renato da Matta e Dr Hans Dohman
A Semana passada foi muito corrida com tantas reuniões aqui no Rio de Janeiro e em Brasília... 
Dia 10 de maio de 2013 estive em reunião de aproximadamente 2 horas com o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Hans Dohman. 
Debatemos as seguintes questões aqui enumeradas em “tópicos” para facilitar o entendimento:

1 - Isenção de IPTU para as PVHAS do município do Rio de Janeiro. Afirmei que o custo dessa isenção para a prefeitura seria insignificante, mas que para as PVHAS teria um grande impacto. 
O Secretario concordou e fará o devido encaminhamento ao Prefeito.

2 – Criação de um laudo médico “padronizado” para todo o município do Rio de Janeiro e com campos obrigatórios a ser preenchido o que facilitaria muito as perícias médicas feitas pelo INSS.

3 – A questão do Vale Social que a meu ver não teria nem mais o que ser discutido. Expliquei que a palavra (SOCIAL) tem uma abrangência enorme e que disso dependem muitas PVHAS. Não se restringe só a ir a um Posto de Saúde para consultas regular, mas que também define uma qualidade de vida melhor. Muitas pessoas não têm recursos e moram distantes de tudo e muitas vezes utilizam deste vale para no meio da noite ir a um Posto de Saúde ou Hospital em uma emergência ou mesmo comprar alimentos no mercado que às vezes ficam distantes de sua residência. O impacto social é enorme em beneficio para as PVHAS com um baixíssimo custo para a Prefeitura. O Governo tem que olhar diretamente para as PVHAS e suas necessidades que não são poucas.

4 – A questão da falta de médicos infectologistas. O Secretário concordou que há falta de médicos e uma demanda grande de pacientes infectados. Será em breve aberto edital para concurso e a contratação de médicos por convênios.  Antes que me venham falar que estão “privatizando a saúde” a realidade é a seguinte: Se o “povo” chega a uma unidade de saúde se contorcendo de dor ele não quer saber se quem paga a conta é o Município, ou seja, lá quem for ele quer ser prontamente atendido e com uma boa qualidade no atendimento. Esse atendimento imediato muitas vezes define entre a vida e a morte.

5 – Hospital de Curicica - Foi me informado que o Hospital de Curicica está praticamente reformado e que só faltam os profissionais e como foi dito acima, aguardam a contratação de profissionais.

6 – Assistência Odontológica de qualidade, pois a saúde começa pela boca! O Secretario disse que vai articular com o Instituto de Reabilitação Oscar  Clark para resolver esta demanda e em breve terei uma reunião para começarmos a por isto em funcionamento.

7 – Exames de Média e Alta Complexidade - Foi-me informado que com a implantação do programa “Rio Imagem” esta demanda caiu bastante e que vai cair ainda mais. Vamos aguardar se realmente os números cairão...

8 – Questão dos indicadores da AIDS nos municípios que só vem aumentando - Eu afirmei que os números vem crescendo significativamente nas questões da AIDS e outras DSTS como a sífilis, principalmente com o advento do “crack” a transmissão vertical vem crescendo muito nesta população e que temos neste momento uma urgência nas Casas de Apoio e Passagens pois esta população precisa de um porto seguro principalmente para tratamento e prevenção. Fazer a testagem é excelente, mas prevenir é melhor ainda!  Afirmei que temos que investir nas campanhas de prevenção porque as pessoas não se relacionam apenas no dia 1° de dezembro e Carnaval. Que para isso há a  necessidade urgente de se fortalecer as ONGS, principalmente as que trabalham na periferia que é a onde o Poder Público não alcança. Estas pessoas que atuam nas comunidades além de falar a mesma língua tem a confiança da comunidade. Sem contar a população LGBT principalmente os jovens que são os mais de vulneráveis às DSTs.

Nós da Sociedade Civil temos como apontar de modo preciso ha onde estão os problemas, pois temos uma visão privilegiada que muitas vezes os gestores não tem, pois trabalhamos na ponta e somos usuários do sistema.  A parceria séria entre o Governo & Sociedade Civil sempre trará enormes benefícios para os dois lados. Por tanto, Governo & Sociedade Civil devem ser parceiros e não oponentes.

Gostaria de registrar aqui os meus agradecimentos ao Secretário Municipal de Saúde Dr.Hans Dohman que me recebeu e foi muito atencioso dizendo que as suas portas sempre estarão abertas à conversa e a negociação. Agradeço também ao Sr. Prefeito Eduardo Paes que prontamente respondeu ao meu email solicitando esta reunião.

 Por Renato da Matta


1 Comentário

Reunião entre Ativistas do Movimento Social e Gestores de Saúde do Estado/RJ no Hospital Ordem Terceira da Penitência, dia 09/05/2013.

20/5/2013

0 Comentários

 
 Imagem
Dra.Hellen Miyamoto, Carlos Basilia, Sérgio Cortes (ao centro) Renato da Matta, Dra.Mônica Morrissy Martins Almeida, Dr.Alexandre Chieppe.
Dia 9 de maio de 2013, o Movimento Social representado pelos ativistas Renato da Matta (Fórum ONGs Aids/RJ) e Carlos Basília (Fórum ONGs Tuberculose RJ) participaram no Hospital Ordem Terceira da Penitência de reunião com Gestores do Estado do Rio de Janeiro, Dra.Hellen Miyamoto, Subsecretária de Estado de Vigilância em Saúde; Dr.Alexandre Chieppe, Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental; Dra.Mônica Morrissy Martins Almeida, Subsecretaria de Atenção à Saúde e o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cortes.
O Secretario de Saúde Sérgio Cortes demonstrou estar bem comprometido com as questões TB/AIDS, com a abertura de novos leitos nos Hospitais de Santa Maria, Ary Parreiras e PAM Cavalcanti. Segundo informações as obras estão bem adiantadas e em breve faremos visitações nestas unidades.


Levantei a questão de que não adianta investir em leitos se não investir também na “prevenção”. Se não agirmos maciçamente em prevenção não vai ter unidade que de conta do grande número de pessoas infectadas.
Precisamos conseguir mecanismos que desburocratizem o repasse de verbas para as ONGS. As ONGS (sérias) são quem realmente conseguem chegar a onde o estado não consegue, ou seja, nas “comunidades”.
Os indicadores estão ai para provar que os índices de contaminação tanto do HIV quando o da sífilis só vem aumentando e que a conta esta ficando muito alta tanto para a sociedade tanto para o governo.

Fomos convidados a fazer uma visitação aos novos leitos do Hospital da Ordem Terceira da Penitência. Na visitação ao hospital fomos acompanhados pelas Doutoras Laura e Letícia do Hospital Ordem Terceira que nos apresentaram as instalações.  As enfermarias são bem amplas e confortáveis, cada enfermaria é composta de dois leitos com regulagem eletrônica, uma TV de LCD, ar condicionado e duas poltronas confortáveis para acompanhantes. O ambiente muito limpo, organizado e bem estruturado. Não deixa a dever nada a um hospital do porte da Rede Dor. Fiquei realmente satisfeito com o que eu vi e espero que sejam ampliados o numero de leitos desta qualidade no Estado do Rio de Janeiro.

Uma nova reunião está prevista para as próximas semanas para darmos continuidade aos assuntos discutidos na pauta desta reunião do dia 9 de maio (adolescentes grávidas, exames de media e alta complexidade, dependentes químicos, portadores de HIV, desburocratização dos repasses para as ONGS e as obras para ampliação e adequação dos Hospitais Sta. Maria e Ary Parreiras e PAM Cavalcanti) e ver como estão encaminhados. 

Segue abaixo a pauta da reunião do dia 09/05/2013, escrita por Carlos Basilia (Fórum de TB/RJ). 

Por Renato da Matta




                                                                      PAUTA DA REUNIÃO

Assunto: Plano Emergencial de ações a metas que deverão ser alcançadas até 2014, pelo governo do Estado. Uma dessas ações, agendada para esse ano, é a realização de um Seminário Estadual de Pactuação de um Plano Diretor de Combate à Tuberculose e Aids. O evento reunirá prefeitos, gestores da saúde, técnicos e representações da sociedade civil organizada da capital e de outros 32 municípios com o objetivo de traçar metas, definir recursos extras e responsabilidades para o combate da tuberculose e Aids.

Outros pontos que foram discutidos:
(a) Apoio político a causa TB/HIV/Aids no estado.
(b) Plano de Comunicação TB/Aids
(c) Gestão e cronograma de funcionamento dos hospitais Santa Maria e Ari Parreiras 
(d) Centros de Referências Aids e Tuberculose (coinfecção TB/HIV; TB/MR)
(e) Mecanismos de monitoramento e avaliação das metas/indicadores do plano pactuado pela SES/RJ com os 32 municípios.
(f) Sustentabilidade das ações desenvolvidas pelas OSC.
(g) Visita as instalações e serviços de Aids do Hospital São Francisco

Por Carlos Basilia (Fórum de TB/RJ)


 Imagem
Renato da Matta, Dra. Laura, Carlos Basilia e Dra. Letícia.

"Clique nas imagens abaixo para aumentar"

0 Comentários

Relato de visita em Agencia do INSS na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

14/5/2013

0 Comentários

 
 Imagem
APS Padre Miguel - Rio de Janeiro - 17/04/2013
"Gostaria de dividir com vocês uma visita que fiz em meados do mês de abril em uma agência do INSS na Zona Oeste do RJ. Devido aos compromissos das últimas semanas só agora tive tempo de postar esse texto em meu blog."

Com a finalidade de orientar um conhecido em resolver questões pessoais no INSS, estive em um posto localizado no bairro de Padre Miguel,(RUA MARECHAL FALCÃO DA FROTA  n°1618 Rio de Janeiro), dia 17/04/2013.  É um Agencia grande que atende uma demanda muito intensa de usuários.
Cheguei ao local às 13hs 15, retirei a senha AO385 e sentei-me para aguardar o atendimento. Ahhhhh....e como aguardamos!!! Sai da agência por volta das 15hs 10, correndo para dar tempo de ir ao banco...
Observei que o ar condicionado não estava ligado ou então não funcionava... Havia muitas pessoas no local. Pessoas idosas, mães com crianças e bebês de colo, pessoas que obviamente tinham algum tipo de patologias contagiosas, pessoas tossindo... em um local fechado, o ar estava pesado, abafado, os assentos das cadeiras estavam sujos, manchados, muitos deles rasgados e tinham mau cheiro. A ala de perícia médica estava lotada! 
Padre Miguel é um bairro de temperaturas elevadas mesmo já estando no outono e ficar em um local com tantas pessoas assim é insuportável para não dizer doentio! 
São muitos guichês de atendimento, mas havia poucos funcionários atendendo. Dentro das suas possibilidades eles procuravam fazer um atendimento que pelo menos no caso da pessoa que eu acompanhava foi um atendimento muito atencioso. A funcionária Marluce foi solícita e procurou de todas as formas ajudar com orientações para que pudesse solucionar o problema da pessoa que eu acompanhava.


As pessoas que aguardavam atendimento estavam impacientes e comentavam umas com as outras, algumas resmungado sozinhas. Escutei várias reclamações...
- Aqui é sempre assim!
- Hoje até que não está tão ruim... Tem dias que está pior!
- É sentar e ficar aqui o dia todo!
- Cheio pra caramba e não tem quase ninguém pra atender!


E por aí se foram às reclamações... Alguns mais exaltados outros mais pacientes ou quem sabe estavam mesmo desanimados em ter que aguardar tanto tempo por atendimento. Observei também reclamações dos profissionais que diziam que gostariam de ser transferidos de agência porque estava muito difícil trabalhar em um local com uma demanda de usuários bastante grande e poucos funcionários. O estresse é intenso e as condições de trabalho insalubre.
As APS aqui do estado do Rio de Janeiro estão muito deficitárias tanto de estruturas físicas quanto de funcionários. As agências estão abandonadas a sua própria sorte com os funcionários se virando como podem para atender a demanda que é enorme ainda mais na APS de Padre Miguel que atende a vários bairros adjacentes. O INSS tem que atentar que naquela APS existe uma necessidade urgente em alocar mais funcionários para aquela agência e melhorar as condições de atendimento tanto para os funcionários quanto para os assegurados.

Encaminhei por e-mail um relato à Autarquia de Brasília para que eles tomem conhecimento dos problemas desta agência e também um elogio a funcionaria que nos atendeu. Para esclarecer qualquer dúvida, eu ali era uma pessoa como outra qualquer, em nenhum momento me identifiquei como sendo do Movimento Social de luta contra a AIDS.  Quem trabalha corretamente e com boa vontade merece todos os elogios e reconhecimento pelo seu desempenho no trabalho.

Tirei algumas fotos com o celular, mas a qualidade não ficou muito boa e não pude tirar mais porque o flash de meu celular faz um barulho ao capturar a imagem que mesmo mexendo nas configurações não consegui abafar. A segurança da agência podia achar estranho alguém fotografando o local e criar "problemas".

Por Renato da Matta

"Clique nas imagens para aumentá-las"
0 Comentários
    Divulgue 
    Renato da Matta 
    em seu Site/Blog
    [URL=http://s1248.photobucket.com/user/renato83233/media/renatobsb_zpsav3w5ziv.jpg.html][IMG]https://i1248.photobucket.com/albums/hh484/renato83233/renatobsb_zpsav3w5ziv.jpg[/IMG][/URL]

    Blog Renato da Matta

    Informações, notícias e atualidades em PVHAS, saúde, política, HIV/AIDS, DSTs e diversidade sexual.

    Copie o código da caixa acima para inserir o banner do meu Blog no seu site. Obrigado. 
    Direitos Autorais

    Autorizo a reprodução de textos e fotos publicados neste Blog/Site. 
    O conteúdo poderá ser reproduzido, desde que não seja alterado o contexto, sempre atribuindo créditos com link para o Blog onde o texto se encontra.

    Feed RSS

     Subscribe in a reader

    Categorias

    Todos

    Arquivos do Blog

    Fevereiro 2021
    Setembro 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Maio 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Março 2017
    Janeiro 2017
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Abril 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011

    Gostaria de receber atualizaçãoes do conteúdo do meu Blog por email? Digite aqui seu endereço de email:

    Delivered by

    Alerta!
    Stop Aids Now
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.