Renato da Matta (ANSDH)
  • Home
  • Quem sou eu
  • Blog
  • Fotogaleria
  • Videoteca
  • Documentos/Download
  • Contato para Palestras
  • Web Links

Lançamento da campanha de prevenção do carnaval de 2015 do Ministério da Saúde na quadra da Mangueira no Rio de Janeiro

20/2/2015

0 Comentários

 
Picture
A comunidade da Mangueira, no Rio de Janeiro, recebeu no dia  09 de fevereiro, o lançamento da campanha de prevenção às DST e aids do Carnaval 2015 na cidade carioca. Este ano a campanha de carnaval tem como objetivo informar ao jovem que para se prevenir contra o vírus da aids é preciso usar camisinha, fazer o teste e, se der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada.

Renan Oliveira, 23 anos, passista da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, participou do lançamento da campanha no Rio de Janeiro e acredita que a ação vai lembrar os jovens de se prevenirem. “Com certeza a campanha vai estimular os jovens na prevenção, principalmente no Carnaval, que é uma época do ano em que as pessoas bebem e não costumam se preocupar tanto, ainda mais com a questão do preservativo. Além da iniciativa do teste, que é muito boa, não só para os jovens, mas para todas as idades. Acho que todo mundo deve fazer o teste”, incentivou.

O Ministério da Saúde passou a oferecer aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um novo tipo de diagnóstico para a aids. O teste oral, realizado a partir da mucosa da boca, não exige infraestrutura laboratorial e dá o diagnóstico em cerca de 30 minutos. Estes testes já estavam sendo utilizados dentro do projeto Viva Melhor Sabendo, parceria do Ministério da Saúde com 60 organizações da sociedade civil de todo o país, que durante o Carnaval 2015 realizarão o procedimento nas principais folias do Brasil. A previsão do Governo Federal é que, no decorrer deste ano, o teste oral já esteja disponível para todas as pessoas que quiserem realizá-lo.



As estudantes de enfermagem, Mariana Martins Correia e Jéssica Espíndola, de 21 anos, concordam que as informações sobre prevenção, testagem e medicação estão mais acessíveis para as comunidades. “Eu achei muito importante a campanha ser divulgada na Mangueira, principalmente por ser aqui em uma quadra, nessa parte de carnaval, que é um momento em que a prevenção está muito em foco, porque a mensagem chega a todas as pessoas”, afirmou Mariana. “Não tem mais desculpa para você falar que não fez o teste ou que você não sabe, agora não tem mais como dizer que você pegou aids de um ficante ou namorado, porque você não sabia que ele tinha, dá pra se prevenir e, agora, é até mais fácil de você fazer com que a pessoa vá até o teste. Não tem mais desculpa para essa doença. Não tem mais desculpa para não se proteger, para dizer que você não sabe que tinha ou o parceiro tinha. Acho que o governo fez a campanha de uma forma acessível, que basta a gente querer e correr atrás”, completou Jéssica Espíndola.

Durante o evento, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, chamou atenção para os dados da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP) e seu impacto nas novas ações. “Essa geração se beneficiou dos 30 anos de luta contra a aids e do desenvolvimento científico. Por isso essa geração passou a ter uma postura muito mais liberal do ponto de vista que se relacionam os mais velhos. A pesquisa mostra, por exemplo, que pessoas entre 15 e 65 anos de idade que tiveram mais de 10 parceiros sexuais em sua vida já está chegando aos 70% na região sudeste e, se nós pegarmos a população mais jovem dessa pesquisa, isso aumenta ainda mais. Por isso não se trata mais de lidar apenas com a camisinha. Cerca de 94% da população brasileira sabe que para prevenir HIV e outras DSTs é preciso usar o preservativo, entretanto, 45% não usou preservativo em suas últimas relações sexuais casuais. Nós não vamos desistir de trabalhar intensamente o uso do preservativo. Mas nós não podemos olhar os dados da pesquisa nacional, dados dos pesquisadores das universidades e das ONGs e continuar insistindo que só a camisinha dá conta da epidemia de aids. Portanto, a nova resposta do Brasil em relação à infecção por HIV/aids agora é composta pelas três estratégias: camisinha, testagem e tratamento imediato”, afirmou.

A cantora Preta Gil, parceira do Ministério da Saúde nas ações contra aids, também esteve presente no evento na quadra da Mangueira e expôs sua preocupação com o comportamento de risco dos jovens. “É verdade que, justamente pelo bom trabalho que o Ministério da Saúde fez em relação à prevenção da aids, para essa geração, infelizmente, parece que a aids não existe. É como se a doença tivesse desaparecido. Eu vejo que meus fãs, que são jovens, foram poupados, porque a minha geração perdeu muitos ídolos. Mas a gente tá aqui sempre junto com o ministério para incentivar a campanha, não só no Rio de Janeiro, mas no Brasil inteiro”, ressaltou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que 6,4 milhões de testes rápidos para o HIV foram distribuídos em 2014 e das cerca de 734 mil pessoas que vivem hoje com HIV e aids no Brasil, aproximadamente 150 mil delas possuem a doença e não sabem.

 

Fonte: Ana Beatriz Magalhães / Blog da Saúde



Minhas considerações :

Gostei muito de ter sido convidado para o evento,achei bem legal a interação do Ministro da Saúde com todos ali presentes.


Achei fantástico a inserção da prevenção em programas de redes sociais como o Tinder e Hornet,infelizmente tem pessoas que são do contra e sempre tem que criticar as ações do governo,o governo pode fazer a melhor campanha do mundo que o povo vai criticar ,reclamavam que não tinha campanha direcionada aos jovens agora reclamam que é invasão de privacidade,ou seja se eres governo soi contra!!


E justamente os que criticam, não estão na linha de frente ou mesmo fora do Brasil,ficam escrevendo criticas mais ninguém chega com uma ideia ou se propõe a fazer melhor,um monte de gente com ideias retrogradas que não se encaixam na realidade atual vivem na década de 80 e 90,se fala que a aids não tem cura eles também reclamam,vamos mentir agora?? dizem que a aids é uma doença banal uma doença controlada!!! estou cheio de pessoas que falam besteira em meu nome  e de todas as pessoas vivendo com HIV/AIDS.


Deixo bem claro aqui estas pessoas atualmente prestam um enorme desserviço a população,alem de querer banalizar a doença,com estes discursos de quem tem aids é como uma doença simples é que nos vamos perdendo cada vez mais direitos, então vou deixar bem claro aqui (A AIDS É UMA DOENÇA CRONICA DEGENERATIVA E NÃO TEM CURA) ou se evita ter a doença ou então se paga um preço alto,que vão desde a estigma e preconceito, efeitos adversos e por ai vão ,veja aqui.


https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=r5Ra7m6VHRk e http://www.renatodamatta.com/blog/consenso-2008-aids-crnica-degenerativa


Falo aqui com a propriedade de quem tem HIV a 15 anos.


Para ter acesso as fotos click no botão fotogaleria








FOTOGALERIA
0 Comentários

Saúde lança ação em aplicativo de relacionamento para prevenção à AIDS

11/2/2015

0 Comentários

 
Picture
O público-alvo são os jovens, a população gay e homens que fazem sexo com homens (HSH). A novidade foi anunciada pelo ministro Chioro, durante a divulgação da campanha de carnaval no RJ.


 Durante o evento, o ministro Chioro ressaltou a importância não apenas do uso da camisinha, mas também da realização do teste e tratamento oportuno, no caso do diagnóstico positivo. “A campanha de Carnaval deste ano, que também será estendida a outras festas populares, inovou ao focar na prevenção combinada: camisinha, testagem e tratamento”, ressaltou o ministro. Segundo ele, hoje os jovens apresentam um comportamento cada vez mais liberal, com aumento do número de parceiros ocasionais, razão pela qual o Ministério tem direcionado as campanhas a esse público.
Com o objetivo de chamar a atenção para a importância do uso do preservativo, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (9) uma ação nos aplicativos de celular Tinder e Hornet. A estratégia, que tem como público-alvo os jovens, a população gay e HSH (homens que fazem sexo com homens), foi anunciada nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante a divulgação da Campanha de Prevenção às DST e Aids do Carnaval 2015, no Rio de Janeiro. Também foram apresentados os resultados regionais da Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP).


Por outro lado, o ministro lembrou que a prevenção deve ser adotada por toda a população brasileira. “Hoje não podemos falar de grupo de risco. Todas as pessoas com vida sexual ativa são vulneráveis. Daí a importância de usar a camisinha e se testar”, destacou o ministro.

A escolha dos aplicativos, que promovem encontros casuais de pessoas a partir da localização geográfica e do interesse comum, levou em conta a sua ampla repercussão nesse público. O Tinder possui milhares de usuários no Brasil, país que é um dos líderes de uso do aplicativo. O Hornet é voltado, especificamente, para o público gay masculino e também reúne milhares de usuários no país.

Para atingir o objetivo de dialogar com o maior número de pessoas, foram criados cinco perfis de personagens – sendo três homens e duas mulheres – que se identificam como pessoas à procura de sexo sem camisinha. O intuito da ação é atingir as pessoas que estão adotando comportamento de risco ao aceitarem ter uma relação sexual sem o uso do preservativo. Ao interagir com esses personagens, as pessoas recebem, imediatamente, uma mensagem direta sobre a importância da prevenção e do sexo seguro.

Assim, o Ministério da Saúde atinge esse público sem utilizar as mídias tradicionais. Além disso, a ação preserva a identidade dos participantes, não havendo nenhum tipo de perfil público ou informação compartilhável fora do ambiente do aplicativo. A ação contou com um projeto piloto nos dias 23 e 24 de janeiro em Brasília, sendo estendida para o Rio de Janeiro (30 e 31 de janeiro) e Salvador (31 de janeiro e 01 de fevereiro). Nessas ações, foram realizadas mais de duas mil interações com o público-alvo. Os locais visitados foram bares, boates LGBT e shows.

PCAP - Na ocasião, o ministro também divulgou dados regionais do uso de preservativos. Segundo a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), realizada em 2013 com 12 mil pessoas de 15 a 64 anos, 93% dos moradores do Sudeste sabem que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e aids. Mesmo assim, 46% da população sexualmente ativa dessa região não fizeram uso do preservativo em todas as relações sexuais com parceiros casuais no último ano.

Os dados regionais comparativos com pesquisas anteriores mostram que o uso do preservativo em todas as relações sexuais com parceiros casuais ocorridas nos últimos 12 meses tem se mantido estável com pequena tendência de crescimento: 48% em 2004, 47% em 2008 e 54% em 2013, apesar das constantes campanhas de estímulo ao uso do preservativo durante todos esses anos. Além disso, houve um crescimento significativo de pessoas que relataram ter tido mais de 10 parceiros sexuais na vida. Esse percentual subiu de 18%, em 2004, para 26% em 2008, chegando a 49% no ano de 2013, o maior percentual dentre todas as regiões brasileiras.

CAMPANHA - Os materiais reforçam o slogan final usando a gíria “#PartiuTeste”, linguagem típica desta faixa etária prioritária. Nas cidades com maior concentração de foliões, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, haverá um reforço das estratégias de comunicação da campanha. Além do rádio e da TV, a campanha também será divulgada pela internet e em revistas temáticas de carnaval e de comportamento LBGT.

A mensagem geral da campanha de carnaval deste ano é informar o jovem para se prevenir contra o vírus da aids, usar camisinha, fazer o teste e, se este der positivo, começar logo o tratamento, reforçando o conceito “camisinha + teste + medicamento” de prevenção combinada. 

São 129 mil cartazes em quatro versões – segmentados para a população jovem, travesti e jovem gay – um spot de rádio, 315 mil folders explicativos da prevenção combinada e um vídeo para TV.

A ação faz parte da estratégia de prevenção combinada adotada pelo Ministério da Saúde. O Brasil é um dos primeiros países do mundo a adotar nova estratégia de prevenção contra aids conhecida como “90-90-90”, que corresponde a 90% de pessoas testadas, 90% tratadas e 90% com carga viral indetectável até 2020. As metas foram adotadas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS).

CAMISINHAS - Nos aeroportos de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Salvador e Recife serão instalados 34 displays para a retirada de camisinhas. Os equipamentos serão colocados, a partir de 1º de fevereiro, nos banheiros femininos e masculinos destes aeroportos. Inicialmente, os dispensadores serão abastecidos com 195 mil preservativos. Neste ano, além do Carnaval, a campanha será estendida, com adaptações, para festas populares - como São João e outros eventos - durante todo o resto do ano.

Apenas para o período do carnaval, o Ministério da Saúde está distribuindo aos estados de todo país 70 milhões de preservativos. Ao todo, os estados já contam com estoque de 50 milhões de unidades para as ações cotidianas de prevenção, o que inclui o carnaval. O quantitativo de camisinhas é definido com base no consumo médio mensal, além da capacidade de armazenamento e o estoque presente no almoxarifado. Para o estado do Rio de Janeiro foram distribuídos 8 milhões de preservativos. Nos últimos cinco anos, o Ministério da Saúde passou aos estados 2,2 bilhões de preservativos.



Fonte - Departamento Nacional de Dsts/Aids e Hepatites Virais. http://www.aids.gov.br/






0 Comentários

Termina mais uma edição do Curso de Capacitação de Direitos Humanos em HIV e Aids promovido pelo Grupo Pela Vidda Niterói

8/2/2015

0 Comentários

 
Picture
Mais uma turma do Curso de Capacitação de Direitos Humanos em HIV e Aids é formada pelo Grupo Pela Vidda Niterói, por meio do seu departamento jurídico.  O encerramento da segunda edição da capacitação aconteceu hoje, sexta-feira, 06/02, na sede da instituição, na Rua Guilherme Briggs, 09, São Domingos, com a conclusão do curso em sua segunda turma.

  Os temas abordados no dia de hoje foram: SUAS – Sistema Único de Assistência Social; Novas Diretrizes Médico Periciais para Pessoas Vivendo com HIV e Aids; Aconselhamento na Atenção Integral as Pessoas Vivendo com HIV e Aids; Aspectos Éticos e Técnicos das Novas Tecnologias de Diagnóstico, ministrados pelos palestrantes Heloísa Mesquita, Ana Lúcia Amarante, Sandra Regina e Renato da Matta. 

  Nos dois dias da capacitação, dias 04 e 06, quarta e sexta-feira, foram 12 horas de aulas, e que contou com a participação de cerca de 30 pessoas. Entre eles, a sua maioria era de profissionais das áreas de saúde, como enfermeiros e assistentes sociais e universitários. As suas localidades eram variadas dentro do estado do Rio de Janeiro, grande parte do Rio de Janeiro, Niterói ,São Gonçalo e um ativista de Minas Gerais. O curso faz parte das ações do projeto Vidda Legal em que sou coordenador, financiado pelo Departamento Nacional de DST, Aids e Hepatites Virais, Ministério da Saúde.

Fico muito feliz em saber que os profissionais da área de saúde se interessam em se capacitar ,para poderem lidar com o dia a dia em seus locais de trabalho e tendo a consciência,que eles são a linha de frente para as PVHAS recém chegadas ao serviço de saúde e poderem prestar um serviço de qualidade e informação.



As fotos se encontrão em fotogaleria clique no botão abaixo para ter acesso.

 


Fotogaleria
0 Comentários

Visita da Dra.Betina Durovni subsecretaria da atenção primária ao GAS

7/2/2015

0 Comentários

 
ImagemDa esquerda para a direita Dra.Erika,Dra.Betina e Renato da Matta
Ontem dia 06/02/2015 tive a honra de receber no GAS Grupo de Apoio aos Soropositivos,a visita da Dra.Betina Durovni Subsecretaria da Atenção Primaria do Município do Rio de Janeiro.


A intenção era de conhecer o espaço e os serviços prestados pelo GAS e também teve a oportunidade de conhecer o Centro de Convivência Trilhos do Engenho em que são realizadas varia atividades que são destinadas a população e pacientes em geral.


O Grupo de Apoio Soropositivos atualmente presta o serviço de teste rápido por fluido oral DPP,distribuição de insumos como preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante,aconselhamento,palestras etc..


Dra.Betina também foi analisar a ampliação e reforma do espaço para podermos aumentar a oferta de serviços um deles é a implantação do primeiro departamento jurídico da zona norte do Rio de Janeiro destinado as pessoas vivendo com HIV/AIDS totalmente gratuito dentre outros muitos serviços que serão ofertados neste espaço.


Acompanhando também a visita da Dra. Betina a nossa grande amiga e parceira Dra.Erika Diretora do Instituto Municipal Nice da Silveira.


Ficam aqui mais uma vez os meus agradecimentos aos Gestores do Município do Rio De Janeiro ,pela sempre
parceria e preocupação em ampliar com qualidade  o atendimento ao cidadão Carioca.


O grupo Apoio Soropositivos fica situado a Rua Ramiro Magalhães 521,Prédio do HGR sala um,Instituto Municipal Nice da Silveira no Bairro do Engenho de Dentro.


Tel - (21)3899-3295

0 Comentários
    Divulgue 
    Renato da Matta 
    em seu Site/Blog
    [URL=http://s1248.photobucket.com/user/renato83233/media/renatobsb_zpsav3w5ziv.jpg.html][IMG]https://i1248.photobucket.com/albums/hh484/renato83233/renatobsb_zpsav3w5ziv.jpg[/IMG][/URL]

    Blog Renato da Matta

    Informações, notícias e atualidades em PVHAS, saúde, política, HIV/AIDS, DSTs e diversidade sexual.

    Copie o código da caixa acima para inserir o banner do meu Blog no seu site. Obrigado. 
    Direitos Autorais

    Autorizo a reprodução de textos e fotos publicados neste Blog/Site. 
    O conteúdo poderá ser reproduzido, desde que não seja alterado o contexto, sempre atribuindo créditos com link para o Blog onde o texto se encontra.

    Feed RSS

     Subscribe in a reader

    Categorias

    Todos

    Arquivos do Blog

    Fevereiro 2021
    Setembro 2020
    Abril 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Novembro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Agosto 2018
    Julho 2018
    Maio 2018
    Março 2018
    Fevereiro 2018
    Dezembro 2017
    Outubro 2017
    Setembro 2017
    Agosto 2017
    Julho 2017
    Junho 2017
    Maio 2017
    Março 2017
    Janeiro 2017
    Novembro 2016
    Setembro 2016
    Agosto 2016
    Julho 2016
    Junho 2016
    Maio 2016
    Abril 2016
    Março 2016
    Fevereiro 2016
    Janeiro 2016
    Dezembro 2015
    Novembro 2015
    Outubro 2015
    Setembro 2015
    Agosto 2015
    Julho 2015
    Junho 2015
    Maio 2015
    Abril 2015
    Março 2015
    Fevereiro 2015
    Janeiro 2015
    Dezembro 2014
    Novembro 2014
    Outubro 2014
    Setembro 2014
    Agosto 2014
    Julho 2014
    Junho 2014
    Maio 2014
    Abril 2014
    Novembro 2013
    Outubro 2013
    Setembro 2013
    Agosto 2013
    Julho 2013
    Junho 2013
    Maio 2013
    Abril 2013
    Março 2013
    Fevereiro 2013
    Janeiro 2013
    Dezembro 2012
    Novembro 2012
    Outubro 2012
    Setembro 2012
    Agosto 2012
    Julho 2012
    Junho 2012
    Abril 2012
    Janeiro 2012
    Dezembro 2011
    Setembro 2011
    Agosto 2011
    Julho 2011

    Gostaria de receber atualizaçãoes do conteúdo do meu Blog por email? Digite aqui seu endereço de email:

    Delivered by

    Alerta!
    Stop Aids Now
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.